sexta-feira, 12 de julho de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 2


As primeiras cores do Flamengo foram o Azul (da Baía da Guanabara)
e o Ouro (das riquezas brasileiras).

Devido ao Azul e Ouro desbotarem com muita facilidade por causa da salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, além da dificuldade na importação do tecido da França e da Inglaterra, em 1896 as cores foram trocadas para o Vermelho e Preto que eram as cores da bandeira do Jockey Clube Brasileiro, conforme depoimento de um dos fundadores do clube Augusto Lopes da Silveira a publicação Álbum Rubro Negro.
A primeira bandeira nas cores vermelho e preto foi confeccionada pela esposa do Sr. Augusto Lopes da Silveira.

A primeira camisa do time de futebol era toda quadriculada (parecia um tabuleiro de damas). Mas não demorou muito para que os jogadores ganhassem uma camisa listrada, como a dos remadores, com um friso branco entre o vermelho e o preto. Essa camisa ficou conhecida como "Cobracoral".
O friso branco acabou sendo retirado, pois acontecia a Primeira Guerra Mundial, e a camisa era muito parecida com a bandeira alemã. Em 1979, diminuiu-se o número de listras - cinco no total, mais largas.

4 comentários:

  1. Pois a escolha correta gerou vinte e seis milhões de torcedores. Esta rara combinação de cores atrai, particularmente, as crianças. Até 1965, ano da inauguração do Mineirão, os mineiros miravam os clubes de fora. Um uniforme rubronegro completo foi o meu pedido de Natal daquele ano. Três mêses depois, em 30 de março de 1966, vi o Cruzeiro de Tostão jogar pela primeira vez. Em tempo, troquei a camisa do Mengo pela azul, mais bonita ainda, e vestida com orgulho mineiro.
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um pequeno reparo: segundo a agência de marketing Euromericas Sport Marketing, o Mengão tem 39 milhões e cem mil torcedores no Brasil. O que é praticamente a população da Argentina.
      (E outra curiosidade: o percentual de argentinos que torcem pro Boca é de espantosos 46,8%!)

      Excluir
  2. O VERDADEIRO RUBRO-NEGRO NÃO MUDA O GOSTO POR OUTRO UNIFORME E, SOMENTE, ADMITE UM TIME: A NAÇÃO FLAMENGO.
    SOMOS A MAIOR TORCIDA DO MUNDO!!
    ABS.,
    DÊNIS KLEBER

    ResponderExcluir
  3. A plebe abjeta ainda não percebeu a grandeza das nossas revelações em preto e vermelho, portanto emocionou-me deveras o primeiro comentário do amigo Vitor Lemos.

    PS: A população da Argentina é de 41.281 milhões de hermanos, daí 46.8% dá um total de 19.319.508 de torcedores indigentes que se espremem no bairro portuário de La Boca. Timim de várzea, né não?
    Fernando.

    ResponderExcluir