sexta-feira, 19 de julho de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 3


O Fluminense estava prestes a se sagrar campeão de futebol de 1911 e faltando 2 rodadas, houve uma discussão séria entre os componentes do Grand Comitté, que era formado por um grupo de diretores e atletas que se tornava responsável pela escalação do time.
Na última rodada, o Grand Comitté resolve tirar seu capitão Alberto Borghert do jogo, escalando em seu lugar o reserva Paranhos. O fato criou uma grande insatisfação nos jogadores, que resolveram entrar em campo, ganhar o campeonato para o Fluminense e se desligar do clube. Até porque naquela época havia um grande senso de responsabilidade e honra entre os atletas.

Ao final do Campeonato, oito jogadores titulares do Fluminense se desligaram do clube e liderados por Borghert, foram procurar um novo clube. Como Borghert remava pelo Flamengo, a primeira opção foi procurar os diretores do Rubro Negro e fazer a proposta da criação de um Departamento de Esportes Terrestres.
Inicialmente a idéia não ganhou muitos adeptos, principalmente pelo pessoal do Remo. Porém, após um grande trabalho de Borghert com o Presidente Virgílio Leite de Oliveira e Silva, a proposta foi aceita, mas sem unanimidade, em reunião realizada em 24 de dezembro de 1911. Era assim criada a Seção de Desportos Terrestres do Flamengo, que ficaria sob a responsabilidade de Alberto Borghert.

Assim, o Flamengo ganha um time campeão para iniciar sua vida no futebol. Mas nessa época o Flamengo só contava com a garagem dos barcos, que era também a sede do clube. Não havia campos de futebol para o time treinar. A solução foi treinar na Praia do Russel, no Bairro da Glória, onde os jogadores começaram a ser admirados pelo povo que ali passava e ganhavam ainda mais a simpatia de todos.

No início do século 20 o futebol já competia com o Remo pelo interesse da população e da imprensa.
Até porque, para se praticar o Remo, era preciso ser sócio do clube e isso não era possível para grande parte da população. Já bater uma pelada, qualquer um podia, desde que improvisasse dois times, pedras em lugar de gol e algo que servisse de bola.

Para iniciar sua vida no futebol, os jogadores do Flamengo não poderiam usar o mesmo uniforme do Remo. Ficou decidido que o time de futebol usaria uma camisa com grandes quadrados em vermelho e preto que foi logo apelidada de papagaio de vintém, pois parecia com as pipas que eram empinadas pelos moleques e que se compravam com um vintém, a menor fração do réis.

Em 3 de maio de 1912, o Flamengo estreou no Campeonato Carioca de Futebol, jogando no campo do América RJ, na rua Campos Sales. O adversário era o time formado pelos trabalhadores de uma fábrica de chapéus - o Mangueira. Na estreia, o Flamengo venceu por 16 x 2, mostrando que o time tinha um grande potencial. O ponta direita Gustavo de Carvalho marcou o primeiro gol da história do clube. O time entrou em campo com Baena, Píndaro e Nery, Curiol, Gilberto e Galo, Bahiano, Arnaldo e Amarante, Gustavo de Carvalho e Borgerth. Os gols foram de Gustavo de Carvalho(4), Amarante (4), Arnaldo (4), Borgerth (3) e Galo.

(Fonte: Flapédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário