terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O CANDIDATO


Palco, plateia, jurados, pompa, circunstância
e Praxedes apresentando suas credenciais visando a conquista do título máximo da carreira de qualquer brasileiro:
o de Imbecil Completo.

-Senhoras, Senhores, Membros do Júri, é com imensa satisfação e orgulho, por que não dizer, cívico, que apresento a seguir um resumo de minhas credenciais a esse tão cobiçado título. Seguindo a liturgia desta casa, meus assessores vão estar distribuindo um folder com as informações detalhadas.

(Praxedes largou bem uma vez que, sem assessores e gerundismo,
o Imbecil nunca será Completo.)

-Em primeiro lugar, quero louvar a Justiça. Em todos os níveis.
A Justiça é uma Deusa e Barbosão é seu profeta máximo. Não é candidato a nada, seu negócio é madrugada, mas seu coração não se confoormaa... O seu peito é do contra e por isso mete bronca, nesse samba pla-ta-for-maaa!

(A plateia vem abaixo e o presidente da mesa – Imbecil Completo de Quatro Costados – tenta, em vão, reestabelecer a ordem.)

-Perdão, senhoras e senhores. Espero sua compreensão de que somente a emoção justifica esse meu momento Suplicy.

-Continuando, gostaria de louvar a Copa do Mundo e as Olimpíadas que trarão tantos ganhos ao nosso Brasil. Depois do que vimos no Pan-Americano Rio 2007, com tantos benefícios à população carioca tais como as espetaculares edificações que estão agora sendo demolidas sem nunca terem sido usadas, é claro que podemos esperar, mais uma vez, que a Europa se curve diante da nossa grandeza.

(No camarote VIP, Marin e Nuzman trocam olhares cúmplices e se remexem tanto que dá para ouvir o barulhinho das medalhas no bolso do fiel escudeiro de Ricardo Teixeira.)

-Louvo também, senhoras e senhores, nossos meios de comunicação na pessoa de Pedro Bial cujo, como representante máximo da nossa cultura, sempre me leva às lágrimas com suas brilhantes intervenções no Big Brother. Esse programa que tanto engrandece nossas almas e que é assistido por mim em todas as suas edições como pode ser comprovado no anexo 3 do resumo entregue a V.Sas.

(A plateia não reage. Certamente por sentir falta do cartazete mandando uivar e bater palmas. Afinal, gado é gado...)

-Gostaria agora, senhoras e senhores, de falar um pouco de minha vida pessoal. Sou um cidadão respeitador, casado com a patroa há 27 anos, temos dois filhos lindos: o Praxedinho e a Kelly Cristina que está no Canadá. Não perdemos nenhuma reunião do Rotary e nem a missa dos domingos. Domingos que são sempre agradáveis na companhia dos amigos quando a patroa capricha nos salgadinhos e assistimos ao Faustão tomando uma cervejinha. Imagina a festa!
Menos para a Kelly Cristina que está no Canadá.

(Na plateia, Dona 'do Carmo, a patroa do Praxedes, enxuga uma lágrima furtiva.)

-Não pretendo me estender mais. Finalizando gostaria de ressaltar as redes sociais. Saibam, senhoras e senhores, que participo de todas, repito: todas as redes sociais existentes. Nelas pratico meu direito à livre expressão me indignando com tudo que está na moda ficar indignado desde que protegido pelo anonimato, é claro.
Saibam também, senhoras e senhores, que eu fui o primeiro, sim, senhoras e senhores, o primeeeiro a mandar ajuda para a Raquelzinha do Zimbábue quando ainda nem existiam as redes sociais.
A Raquelzinha, caso não se lembrem, é aquela menina que há dezenove anos vai morrer daqui a uma semana se não ajudarmos.

-São essas, senhoras e senhores, as minhas credenciais. Espero ter a chance de contar com seu valioso voto discando o número que aparece naquela tela ali no cantinho...

(A plateia não aplaude. Mas, pelo barulho dos polegares frenéticos
teclando os ái-fones, ái-pédis, ái-o-cacete-a-quatro, o nosso Praxedes chegou lá...)

2 comentários:

  1. Arisveldoclesiano apresenta suas credenciais: Acredito que um milhão e oitocentas mil assinaturas contra a eleição de Renan Calheiros resultarão na sua exoneração do cargo, e que, a partir de então, nunca mais, na história brasileira se ouvirá sobre um único caso de corrupção. Acredito que Lula, que nunca soube de nada, é, na realidade, o nosso Messias, por quem esperamos por quinhentos e treze anos. Fora investimento em educação! Viva o bolsa-família! Viva a esmola, porque é disto que o povo brasileiro precisa! E viva o Embaixador da Venezuela! E viva o nosso irmão Chaves!

    ResponderExcluir