segunda-feira, 18 de outubro de 2010

WALTER FRANCO

Poucas pessoas sabem quem é Walter Franco, algo bem normal em um país que desconhece quem busca um caminho totalmente pessoal e não se prende às armadilhas da indústria musical.

Mas, esse paulistano nascido em 6 de janeiro de 1945, foi um dos principais expoentes da música brasileira dos anos 70, ao lado de Jards Macalé, Itamar Assumpção, e por que não, Arnaldo Baptista.

Desde jovem, Walter mostrou tendências artísticas e por isso resolveu estudar teatro, onde compunha trilhas para algumas peças, além de se apresentar em festivais na virada dos anos 60 para os 70. Conseguiu alguma projeção quando Geraldo Vandré defendeu sua canção "Não se Queima um Sonho", entre outras.

Porém, seu primeiro momento solo aconteceu em 1972, no Festival Internacional da Canção, da Rede Globo, quando tocou "Cabeça". A confusão começou quando o júri formado por Nara Leão, Roberto Freire, Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Décio Pignatari, resolveu premiar aquela música estranha, experimental, com poesia cortada, com o primeiro lugar, apesar das vaias da platéia.

Se a platéia odiou, o que dirá a conservadora emissora, nos anos de chumbo da ditadura. O resultado é que o júri foi demitido. Mas, o momento de tensão ficou ainda maior, quando Roberto Freire foi ao palco e denunciou toda a armação, junto com o grupo Pholhas. Acabou sendo preso por isso.
(fonte: http://www.beatrix.pro.br/
)


Obs.: Em fins de 70, eu e a avó da Maria Antonia, assistimos um show do Walter Franco num teatrinho em Copacabana. Estavam ele, a banda, nós e mais três gatos pingados. Mas, como o cidadão “não sabia bem” o que estava acontecendo, o show rolou como se fosse no Carnegie Hall... Bons tempos!

Segue vídeo dele dando uma canja para o filho Diogo - em “Respire Fundo” - durante um show no SESC Pompéia em maio de 2010.

4 comentários:

  1. Envelheceu com dignidade, né não?
    Abs,
    T.

    ResponderExcluir
  2. "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo."

    Canto para minha filha dormir, pois quem sai aos seus não degenera!

    Ótimo vídeo... envelheceu com dignidade é a melhor maneira de definir!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu até queria colocar o "Coração Tranquilo", mas o vídeo que achei estava uma bosta...
    Bj,
    T.

    ResponderExcluir