quinta-feira, 16 de junho de 2016

ANEDOTA


A propaganda mineira tem uma história antiga sobre João Moacir de Medeiros o "JMM" (grande agência em outros tempos) cujo, em Belo Horizonte, numa reunião de apresentação de campanha para o Banco Nacional (acho), teria iniciado, com pompa e circunstância, dizendo "Nóishsh, Mineiroshsh..."
num inconfundível sotaque carioca.

O que remete ao excelente artigo do Paulo Nogueira no DCM sobre o 'garoto do Leblon'.

(http://www.diariodocentrodomundo.com.br/carta-aberta-a-aecio-neves-por-paulo-nogueira/) 


Caro Aécio:

Que diferença um ano e meio faz, hem? Lembro você fazendo uma campanha à base da palavra corrupção contra Dilma.

Você chegou a empregar a expressão mar de lama, a mesma com que o corvo Lacerda martelou criminosamente Getúlio até levá-lo a dar um tiro no peito.

Você se comportava como um cidadão acima do bem e do mal, um homem tão incorruptível como Robespierre, um exemplo de retidão como o romano Catão.

Uns poucos sabíamos que era uma mentira mantida pelos barões de imprensa. Eles simplesmente mandavam não publicar nada que afetasse sua imagem de homem de elevados princípios morais.

Mas agora seu “esquema” é de domínio amplo, geral e irrestrito.
A já histórica delação de Sérgio Machado citou-o não uma, não duas, não três — mas quarenta vezes.

Machado disse que lhe deu os meios para financiar a campanha de 50 deputados, quantidade suficiente para lhe dar a presidência da Câmara no final dos anos 1990.

Isto faz de você um elo entre seu mentor, FHC, o homem que comprou os votos para poder ser reeleito, e Eduardo Cunha, que também financiou a campanha de deputados e com isso virou, como você, presidente da Câmara.

Outros delatores também mencionaram você. Delcídio, por exemplo, falou de Furnas. Sua irmã, Andrea, foi outro nome frequente.
Uma das coisas que ela fez foi, quando você governava Minas, transferir dinheiro público para os veículos de mídia da família.

Caro Aécio: isto é indecente. Mas ninguém lhe cobrou. E é fácil de entender: você destinava uma bolada publicitária à Globo, e os Marinhos pensam nisso e só nisso.

Você está em todas.

Isso quer dizer que você, politicamente, é um morto que anda. Todas as denúncias serão lembradas em qualquer debate do qual você participe. E você não terá resposta. Sua campanha girou em torno da corrupção dos outros. O problema agora é sua própria corrupção.

Você se transformou numa farsa, em suma. Como aqueles pastores americanos que condenavam a homossexualidade durante o dia e à noite se esgueiravam em pontos gays.

Você foi desmascarado.

E no entanto foi você mesmo quem deflagrou o processo que o triturou ao se comportar como um homem mimado, estragado, que não sabe aceitar a derrota.

Tivesse a elegância mínima de aceitar a vitória da adversária, estaria em boa situação hoje para as eleições presidenciais. Seus 50 milhões de votos eram um grande cacife para uma segunda tentativa.

Mas não. Inventou pretextos sobre pretextos para subverter as urnas. Deu as mãos a Eduardo Cunha no trabalho sujo contra a democracia e contra Dilma. Contratou uma desvairada como Janaína Paschoal para elaborar um projeto imundo de impeachment.

Tudo foi muito bem para você — até ir muito mal. Seu nome começou a aparecer nas denúncias de roubalheira, e não saiu mais. Já não era apenas o aeroporto particular construído com recursos públicos perto de sua casa de campo. Eram coisa muito mais graves.

Você, numa palavra, se ferrou.

É hoje motivo de desprezo, ódio, rejeição ampla, geral e irrestrita.

Você confiava que mesmo que os delatores citassem você a imprensa daria um jeito de suprimir as menções. Mas você prevaricou tanto que nem a Globo conseguiu manter você fora do noticiário.

E olhe que a Globo foi aparelhada por você. O chefe de política do jornal Globo em Brasília, Paulo César Pereira, é seu parente. O laço foi reforçado: você é padrinho de casamento de Paulo. A mulher de Paulo é Andrea Sadi, repórter de política da GloboNews. Sua afilhada, portanto.

Joseph Pulitzer, o maior editor da história para muitos, dizia que jornalista não podia ter amigos, ou isso deformaria o seu trabalho.

Que você acha disso, Aécio?

Montaigne disse que a maldade traz seu próprio castigo. Você foi mau ao conspirar contra Dilma. E o castigo está aí.

Falta apenas uma coisa: uma tornozeleira.
Vejo em você uma perna à espera de uma tornozeleira.

Sinceramente.
Paulo

7 comentários:

  1. Opinião quase toda correta (DIlma tinha/tem de cair pelas merdas seguidas que fez, legais e ilegais...), a par de triste para a maioria dos brasileiros

    ResponderExcluir
  2. Todo cidadão que chegou a ser político importante teve de passar por algum tipo de conduta podre. O Sistema é que não presta, assim, nenhum impoluto chegará ao poder. Este é mais um que se envolveu com Ajudas de campanha, Mídia e outros. Não pode ser usado para manter cabecinhas petistas aliviadas pois este partido, além de se apropriar de toda a grana do país, queria manchar nossa bandeira de vermelho. A guerrilheira incompetente para governar e disléxica já foi tarde. O Objetivo era Democradura. Agora é lutar contra todo tipo de bandido, seja lá quem for. "Lula nunca mais" deve ser o lema de quem é, no mínimo, bem informado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado anônimo, que parece só agora ter descoberto que é preciso "lutar contra todo tipo de bandido, seja lá quem for".
      Será que não faltou uma frase no seu bem informado comentário? -"Eu não tenho culpa, votei no Aécio"...

      Excluir
  3. Será que você não esqueceu de dizer " Sou culpado de ter votado no Lula e na Dilma ? " Lembrando que o prejuízo foi milhões de vezes maior. Em tempo 1 : Será que teve alguém que fosse 100% merecedor do nosso voto ? Em tempo 2 : Sempre lutei mas somente após a catástrofe PT o parece acordar pois nunca prestaram atenção na política, sempre entretidos com futebol e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Não me sinto culpado de ter votado no Lula;
      2. Votei na Dilma por absoluta falta de opção;
      3. "Prejuízo milhões de vezes maior"?
      Ah, sim! Desculpe, anônimo.
      Esqueci que FHC, Aécim et caterva são puros e impolutos. Esqueci também que segundo a rêdigrobo e afins a corrupção nunca existiu no Brasil antes de Lula e Dilma.
      Quanto ao povo (?) acordar após a catástrofe, parece que agora ele foi dormir, né? Feliz e aconchegado por esse governo que devolveu ao país a paz e a tranquilidade.
      Alvíssaras!

      Excluir
  4. Grande Tiago, Aecim e muitos outros, de todos os partidos e cores, são corruptos com carteirinha de identificação plastificada, e isto inclui todos os grandes líderes da bandeirinha vermelha a começar por Lula. Isto mesmo, até ele e principalmente ele, o grande comandante da quadrilha que assaltou este país. Como não há crime perfeito, aguarde, somente, as delações da Odebrecht e de Marcos Valério. O mundo vai ficar cinza pra ele! Vivemos num mar de lama, com excessivos, numerosíssimos protagonistas!
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardemos.
      Quanto ao Marcos Valério, comentei aqui http://hajamuuitosaco.blogspot.com.br/2012/08/sera-que-ele-vai-continuar-calado.html em agosto de 2012.
      Parece que agora o carequinha vai abrir a boca aproveitando essa onda de delações premiadíssimas onde os bandidos recitam o roteiro pré-estabelecido e vão pra suas mansões sofrer as agruras das rigorosas penas da (risos) justiça brasileira. Vide Sérgio Machado, Paulo Roberto Costa e tantos outros.

      Excluir