quarta-feira, 27 de março de 2013

MUDANÇAS E EXEMPLO


MATIAS VILHENA

Duas notícias sobre o novo papa, lidas hoje em um jornal italiano, me deixaram boquiaberto.

A primeira é de que o Papa Francisco não tem planos de se mudar para os aposentos papais. Vai continuar morando na Casa de Santa Marta, que é uma pousada para cerca de cinquenta padres e bispos que trabalham no Vaticano, e para bispos e cardeais que passam por Roma. Tem 106 suítes e 22 quartos simples, uma cozinha e refeitório comuns, e uma capela. Segundo o porta-voz do Vaticano, o papa não deseja ficar isolado, e quer viver “em comunidade”.

A segunda notícia foi de que não será transmitida pela televisão a missa que o papa celebrará em Roma nesta quinta-feira santa numa instituição penitenciária para menores, quando lavará os pés de doze menores. O papa deseja que a missa seja muito simples e que sua estada na instituição tenha “a natureza íntima de uma visita pastoral”. Numa era em que a imagem é tudo (vide Facebook e vide João Paulo II), Francisco escolhe mostrar que o que importa é o ato, e não a imagem. E não tratará os menores como extras numa cena de filme da qual ele seria o astro.

Caso essas duas notícias se confirmem, considero a primeira delas notável; e a segunda, uma revolução. E mesmo que não se confirmem, ou que mais adiante esses gestos do papa parem de acontecer, o benefício já está feito: foi-nos mostrado como nosso mundo pode(ria) ser diferente.

O novo papa está nos mostrando o poder da coragem de ser diferente, e a capacidade de mudança que têm os atos de uma só pessoa.

Fiquei pensando em como cada um de nós tem essa capacidade de ser diferente e de não fazer as coisas só porque “são feitas assim”. Capacidade de, ao agir de modo diferente, contribuir para modificar o mundo.

Tenho muitas dúvidas sobre quanto tempo poderá durar o pontificado do Papa Francisco.
Mas mesmo assim, considero-me presenteado. Com essas duas notícias de hoje, ganhei inspiração e força para ser mais autêntico. Papa Francisco, para mim seu pontificado já valeu.

2 comentários:

  1. Este sim, parece, será um mentor, e um feitor. Embora os católicos representem, somente, 18% da população, o mundo observa.
    Vitor Lemos

    ResponderExcluir
  2. 18% só?
    E a gente achando que o mundo é ocidental...

    (É com você, Matias.)

    ResponderExcluir