terça-feira, 28 de junho de 2011

QUERO MORRER LÚCIDO. (OU NÃO?)

iG SP - O ator Peter Falk, astro da série "Columbo", morreu na sexta-feira (24/6/11) aos 83 anos.
Falk nasceu em 16 de setembro de 1927 em Nova York. Aos três anos, um tumor maligno fez com que perdesse um olho. Após completar o mestrado em ciências políticas (!) na Universidade de Siracusa e de ter trabalhado como cozinheiro (!!), tentou, em vão, se integrar à CIA (!!!). Frustrado, iniciou carreira como funcionário público (!!!!) do estado de Connecticut. Deixou o cargo em 1957 por sua paixão, a comédia.
Em 1968, encontrou o papel de sua vida: o detetive Columbo, com quem conviveu por 35 anos.
O humor mordaz do personagem, seu eterno sobretudo bege, o Peugeot 403 e o charuto inseparável valeram a Peter Falk sucesso e fama. O primeiro episódio de "Columbo" foi dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, na época com 25 anos. A última vez em que o ator interpretou o detetive foi em 2003.
Há vários anos Peter Falk sofria de Alzheimer. O ator ficou sob a custódia de sua mulher em junho de 2009 depois que um juiz de Los Angeles o declarou incapaz devido a seu quadro de demência. Nas audiências, um dos médicos confirmou que ele padecia de demência avançada, não lembrava de seu passado como ator e nem reconhecia sua filha.
Falk começou a dar sinais da doença em 2005 e seu estado piorou após se submeter a intervenções cirúrgicas em 2007.

Lendo esse muito breve resumo da vida do cidadão, e ainda que ignorando as surpresas (!!) de sua biografia, não consigo evitar pensamentos confusos:
• Será que, nos últimos anos de vida, ele teve consciência do que estava acontecendo consigo mesmo e ao seu redor?
• Se sim, dá pra imaginar o quanto ele pode ter sofrido - por incapacidade de comunicação, por exemplo - durante esse tempo?
• Se não, o que será que passava na cabeça dele? Flashes repentinos da vida? Lembranças fugidias provocadas por incidentes banais? Vazio? (Deus me livre de todas essas opções!)
Diante desse impasse, até quando conseguir me lembrar, acho que prefiro morrer lúcido. (Sei lá, não sei, mil coisas...)

5 comentários:

  1. Depois que eu ficar rica decorando e desenhando casas de gente rica, eu vou estudar biomedicina, pra entender o cérebro durante o coma e desenvolvimento do Alzheimer!

    Juro

    ResponderExcluir
  2. Podia inverter esse planejamento.
    A humanidade agradeceria...
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho idade para ter acompanhado Columbo. Mas, vi umas reprises e achei a série bem bacana. E quem não viu "Asas do Desejo", de Win Wenders, vale a pena conferir e ficar atento à participação do Peter Falk como ele mesmo. É genial!

    ResponderExcluir
  4. Boa essa de "vi umas reprises".
    Parece u'a moça que eu conheço que viu tudo na faculdade, aula de história, por aí...

    Vou ter que ver Asas do Desejo de novo.
    Não lembro do Peter Falk de jeito nenhum!

    ResponderExcluir