quinta-feira, 9 de junho de 2011

- Ô PAAI, PÕE "BÊIBI ITSAUÁ"!

Era assim que a minha caçulinha pedia pra escutar Wild World
(ôôu bêibi, bêibi its a uáild uôrld), um dos incontáveis sucessos de Stephen Demetre Georgiou, nascido em Londres - 21/7/1948.

Filho de um grego-cipriota com uma sueca, mais conhecido como
Cat Stevens e, desde 1977, como Yusuf Islam, ele, pro meu gosto, faz parte do seleto grupo dos que conseguem fazer discos totalmente bons da primeira à última faixa. (Tea for the Tillerman é um exemplo clássico.)

Dono de uma voz única, o cidadão vendeu mais de 40 milhões de discos na sua carreira como Cat Stevens. Curiosidade: em 1973 ele passou uma temporada no Rio de Janeiro (fugindo dos impostos ingleses) e, ali, criou o álbum logicamente batizado como Foreigner.

Em 1976, quase se afogou em Malibu e, segundo ele mesmo conta, rezou: -“Senhor, me tira dessa que eu trabalho pra você!”
Veio uma onda benigna, ele se salvou e, claro, intensificou sua procura espiritual. Ganhou um exemplar do Alcorão como presente de aniversário, estudou, gostou e virou Yusuf Islam.

Nos vídeos, “Father and Son” como Cat Stevens e “Oh Very Young” como Yusuf.



7 comentários:

  1. "UU beibi beibi suaaa ooouuu...
    isoliguiba justiponeismaauu goooll!!!"

    MOMENTO NOSTALGIA MASTER!

    ResponderExcluir
  2. Cat Stevens era nota 10, mesmo. E me parece que ficava muito na dele (se bem que eu fosse muito novo na época...) (escutava ele na barriga da minha mãe...).

    Mudando o foco: fico um tanto impressionado com esses vídeos no YouTube de "antes e depois". Não exatamente com eses do Cat Stevens, que até que envelheceu com certa dignidade, e conservando uma voz legal. Mas em outros, as pessoas deterioraram. Envelhecer tudo bem, mas deteriorar é barra. Falando por mim, acho que é nossa cabeça que não aguenta o tranco.

    Valeu, Tiago!

    ResponderExcluir
  3. Mariana,
    "Isoliguiba justiponeismaauu", putz!
    Você podia fazer aquelas letras do tipo "Inglês tal qual se fala" ou coisa no gênero...
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Matias,
    concordo com você. Neguinho deteriora quando a cabeça vai pro saco.
    E, claro, algumas exceções confirmam a regra como por exemplo o Keith Richards...
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. de chorar... muitas manhãs ouvindo beibi suá com a minha irmãzinha, no então super novidade CD player que papai tinha me ensinado a operar com todo o cuidado do mundo... quando não era no LP...

    ResponderExcluir
  6. Tiago,
    Muito legal. "Recordar é viver" e é mesmo... Aliás, essa turma de 48 é fo.. (fora de série).
    Abs, Ediberto

    ResponderExcluir
  7. Sei não...
    Pra mim, essa turma de 48 é meio antiga... (eh, eh, eh!)
    Abraço!

    ResponderExcluir