sábado, 13 de agosto de 2016

A ZELITE


Segue extrato de um ótimo artigo de Robson Sávio Reis Souza
Doutor em Ciências Sociais e Professor da PUC Minas:

"... as elites, queiramos ou não, são fundamentais para induzir o desenvolvimento social, político, econômico e cultural de qualquer sociedade.

O Brasil, apesar de historicamente dirigido por elites muito conservadoras – cujos grupos majoritários dessas elites têm fortes tendências antidemocráticas -, já teve expoentes que, em situações de crise intensa, conseguiram articular grandes concertações em torno de ideias e ideais capazes de produzirem significativos avanços sociais, econômicos, culturais, políticos…

Já tivemos na elite política referências como Ulisses Guimarães, Franco Montoro e Tancredo Neves. Hoje, os líderes bajulados pelas elites são Temer, Cunha, Aécio, Renan, Serra, Bolsonaro, Caiado…

Na cultura, orgulhávamos de personalidades como Guimarães Rosa, Antonio Cândido e Chiquinha Gonzaga. Hoje, as elites batem palma para Reinaldo Azevedo e Alexandre Frota.

Tínhamos elites intelectuais do porte de Paulo Freire, Sérgio Buarque, Euclides da Cunha e Darcy Ribeiro. Hoje, as elites intelectuais cultuadas são Olavo de Carvalho e Lobão.

Já convivemos com economistas do porte de Roberto Campos e Celso Furtado. Hoje, segmentos mais visíveis das elites seguem as dicas econômicas de Rodrigo Constantino e Miriam Leitão.

E já tivemos empresários que defendiam uma indústria nacional forte e geradora de riqueza e renda para o Brasil e os brasileiros. Agora, os homens de negócio dessa terra resolveram criar a filosofia empresarial do pato amarelo.

O espaço da liderança religiosa que era ocupado por figuras da estatura de Paulo Evaristo Arns, Helder Câmara e Luciano Mendes de Almeida é protagonizado, agora, por vultos como Malafaia, Cunha, Malta, Macedo e Feliciano..."

8 comentários:

  1. "Reinaldo Azevedo e Alexandre Frota"......Nao se pode dizer que conhecamos maior distancia intelectual do que estes dois......:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, nesses casos todos, a "distância intelectual" não se aplica uma vez que o intelecto não existe!

      Excluir
  2. Tiaguim...Tiaguim... Que pieguice esquerdista é essa? Generalizando e desmerecendo o que você chama de ``zelite``de hoje.
    Assim fica fácil, porque podemos pinçar do passado um cerebral comunista como Luiz Carlos Prestes (reconhecido e homenageado na fracassada União Soviética) e simplesmente compará-lo ao bufão bravateiro Luiz Inácio Lula da Silva, vulgo Merda na Cabeça.
    En passant, gostei do ``indústria nacional forte e geradora de riqueza e renda para o Brasil e os brasileiros``. Você manja, hein?
    LC.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Celso, engraçado 'pieguice esquerdista'.

      Quer dizer que Temer, Cunha, Aécio, Renan, Serra, Bolsonaro, Caiado, Reinaldo Azevedo, Alexandre Frota, Olavo de Carvalho, Lobão, Rodrigo Constantino, Miriam Leitão, Malafaia, Cunha, Malta, Macedo e Feliciano - pra não citar Gilmar Mendes, Diogo Mainardi, Arnaldo Jabor e mais a grôbo, folha, estadão - são exemplos da qualidade política e jornalística de hoje?

      Sinto muito. Não tenho argumentos frente à grandeza desses expoentes da política e cultura nacional.

      Excluir
  3. Impossível é tentar entender esse radicalismo nordestino que chega a ``possuir`` mentes privilegiadas.
    A simples citação de ``intelectuais distantes`` passa a ser argumento de persuasão.
    Não me dobro à vontade de também citar indivíduos, porque vamos sair para o que você chama de fla X flu.
    Prefiro andar na contramão da mídia (grôbo, folha, estadão) do que na mão pretensiosa dos que se consideram certinhos apenas por se acharem mais ´´diferentes´´ que o resto do mundo, o que, vamos admitir, é mesmo uma monstruosa pretensão. Coloco aqui os falsos intelectuais, artistas e atores que se acham, blogueiros patrocinados, arquitetos que acham que o mundo deve ser recriado, etc.etc.
    Vejo também se insinuar no âmbito dessa contenda de opiniões uma guerra civil ``nordeste contra sudeste``, como que parodiando nossos amigos ricos do outro hemisfério.
    Com a coincidência de que lá também deu a lógica : venceram os que estavam mais distantes da linha do equador, por serem melhores e mais identificados com a maioria que buscava o bem comum e não simplesmente o partidário e individual.
    Grande abraço. LC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Celso,
      Como assim "radicalismo nordestino"?
      O artigo em questão foi escrito por um professor da PUC Minas.

      "grôbo, folha, estadão" são a "contramão da mídia"??!!
      Quer dizer que os Mervais, Cantanhedes, Noblats e tantos outros são articulistas independentes sem a menor influência de seus patrões enquanto a oposição é formada por "blogueiros patrocinados"??!!

      E, finalizando, "a maioria que buscava o bem comum e não simplesmente partidário e individual"??!!
      Quer dizer que PSDB, PMDB e todos os outros que estão no bolso do Cunha estão buscando o bem comum e não simplesmente o partidário e individual??!!

      Acho melhor deixar o barco correr e tomar cerveja.
      Abraço!

      Excluir
  4. Tiago, houve dois mal entendimentos sobre o que escrevi.
    Quando falei de ``contramão da mídia`` quis dar a entender que a nossa grande mídia estaria na contramão, já que `na mão`` pretensiosamente estão os citados pretensos.
    E sobre a maioria que busca o bem comum, continuo a não me referir a indivíduos (muito menos a nossos lamentáveis políticos), mas sim à maciça maioria de nossos cidadãos que busca hoje, avidamente, o estabelecimento de uma economia nacional forte, geradora de riqueza e renda para o Brasil e os brasileiros.
    Também prefiro a cerveja dessa sexta-feira...
    Abr. LC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho a preferência.
      E ela está geladinha acompanhada de uma lua inacreditável.
      Abraço!

      Excluir