sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 9


No final dos anos 60, torcedores adversários costumavam provocar os do Flamengo com gritos de "urubu" nos estádios. O que era um apelido criado para ser algo ofensivo se tornou símbolo do clube mais popular do país. E os responsáveis diretos por essa mudança foram quatro jovens amigos que em 1969 tiveram uma ideia aparentemente estranha: levar um urubu para o Maracanã e soltá-lo em um clássico.

Realizar o objetivo não era tarefa das mais simples. Mas, os estudantes Luiz Octávio Vaz (19 anos), Romilson Meirelles (20), Victor Ellery (18) e Erick Soledade (19) montaram uma verdadeira operação de guerra para ter sucesso na empreitada. E decidiram que iriam concretizar o projeto no duelo entre Flamengo e Botafogo, pelo Campeonato Carioca, marcado para o dia 1º de junho de 1969.

- O nosso objetivo era calar as torcidas adversárias, que ironizavam o fato da torcida do Flamengo ter muitos negros. Escolhemos um jogo contra o Botafogo porque era o maior rival do Flamengo na época - afirmou o professor de educação física Luiz Octávio.

Mas, onde encontrar um exemplar? Moradores do Leme (Zona Sul do Rio), os amigos decidiram ir a um lixão localizado na Praia do Pinto, na Lagoa (também na Zona Sul).

- Fomos lá na sexta anterior ao jogo e não encontramos nenhum urubu. Decidimos então ir para um outro lixão, no Caju (Zona Norte), à noite. Nada também. Então nos disseram que de manhã tinham mais de mil e voltamos lá no sábado. Com a ajuda de um gari rubro negro, fizemos um laço com um lençol e capturamos um - relembrou Luiz Octávio.

Após passar a noite no porão do prédio em que Romilson Meirelles morava, o pássaro foi levado para o Maracanã. Com o 'convidado' escondido em uma bandeira do Flamengo, entraram sem problemas no estádio. O objetivo era soltá-lo, com uma bandeira rubro negra amarrada nas patas, quando os times entrassem em campo. Mas como houve atraso das equipes e o urubu estava agitado com os morteiros bicando os seus 'amigos', o lançamento foi antecipado.

- Até hoje me arrepio quando lembro esse momento. Assim que o soltamos ele deu uma descaída, mas depois abriu bem as asas e deu uma volta em frente à torcida do Flamengo, que começou a gritar "é urubu, é urubu, é urubu". E quando ele passou em frente aos botafoguenses, com a bandeira tremulando, eles ficaram calados, sem reação. Ele pousou no meio do campo, e a torcida do Flamengo gritava ainda mais, incorporando o símbolo – contou Luiz Octávio.

Coincidência ou não, o Flamengo venceu a partida por 2 a 1, quebrando um jejum de quatro anos sem triunfos sobre o Botafogo. O que ajudou a reforçar o urubu como mascote do clube.
E o animal foi personagem dos jornais no dia seguinte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário