sexta-feira, 25 de março de 2011

MAS PRECISA DE LEI?

O STF adiou (ou derrubou?) a Lei da Ficha Limpa por causa do artigo 16 da Constituição que reza: A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até 1 (um) ano da data de sua vigência.
Assim, notórios meliantes, muito votados, assumirão normalmente seus cargos.

Sobre isso, brilhante como sempre, o Sandro Vaia hoje no Noblat:
“Existe na nossa narrativa política e no imaginário do eleitor brasileiro, a indefinível e confortável figura do 'eles'- aqueles seres melífluos, estranhos, misteriosos e sem identificação em quem podemos jogar as responsabilidades que nós mesmos não temos coragem de assumir. Se o Congresso é um lixo, não é culpa de quem o elegeu, mas é culpa 'deles' - o ente misterioso que conspira contra nosso edifício ético e moral.”

E ainda vem o Itamar propondo a desobrigação do voto. É isso aí, topetudo! Nós somos um exemplo de país culto e democrático.
Sem a obrigação do voto, vamos todos para a praia e deixamos pra “eles” a chatura de votar nessa corja.
Depois, quando dá merda, a gente reclama e passa e repassa e-mails indignadíssimos mas, perder a prainha, nem pensar...

2 comentários:

  1. E, mas a desobrigacao do voto nao tem nada a ver com a historia nem com a praia. Se 10% ou 100% da populacao votar, vai dar a mesma coisa , os mesmos de sempre e a mesma taxa de renovacao. Aqui ha uma ideia circulante que reza que, se o candidato em que votei nao for eleito, "perdi meu voto".

    ResponderExcluir
  2. Tem sim. É que com a desobrigação, mais do que nunca, os eternos coronéis - escorados nos seus votos de cabresto, vão se eternizar no poder.
    E essa de "perder o voto" é bem o retrato do país, né não?

    ResponderExcluir