terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ALHO POR CEBOLA?

Egito quer congelar bens dos membros do regime Mubarak

Há informações de que o ex-ditador e seus dois filhos possuem uma fortuna de até US$ 70 bilhões, maior do que a de Bill Gates, fundador da Microsoft.


Mohammed Tantawi, do controle de padarias ao da transição no Egito

Ele controla uma rede de padarias no Egito. E também cuida da produção e venda de azeite de oliva e de leite. Além de água mineral. O ramo da construção também é controlado por ele, não só erigindo edifícios mas também como produtor de cimento.

O transporte do país também depende, em parte, dele - já que atua ainda no ramo da gasolina. Sem contar que fatura alto com o turismo, pois administra uma grande rede hoteleira. A indústria de eletrodomésticos e produtos eletrônicos mais sofisticados também está em suas mãos; assim como a de veículos, que produz Cherokees e Wranglers, em parceria com a Jeep.

Como se não bastasse comandar todo esse aparato, o marechal Mohammed Tantawi também é, hoje, o homem mais poderoso da política no Egito, como chefe do Conselho Supremo Militar, encarregado da transição. Além de ministro da Defesa, ele é ministro da Produção Militar - o que significa que Tantawi, 75 anos, é na prática o executivo-chefe de todo o conglomerado industrial e comercial (citado acima) que pertence às Forças Armadas.

As empresas, comandadas por generais da reserva e subordinadas a Tantawi, são responsáveis por 15% do produto interno bruto (US$ 217 bilhões) do Egito.

(Do Globo e do blog do Noblat)

obs.: Estive no Cairo em 98. Voltei com a impressão de que pra viver lá você tem que ser rico e/ou militar. Se não, é pária.
Pelo visto, acertei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário