sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CURIOSIDADES RUBRO NEGRAS - 18


Considerado um dos esportes mais fortes do Flamengo, a natação foi introduzida no clube antes mesmo da inauguração do departamento - que só aconteceu em 1921.

Em 1896, Augusto Lopes, Antônio José Costa Ferreira e Bernardo Pinto Carneiro nadaram, em 1 hora e 37 minutos, o trajeto Praia do Flamengo-Forte São João, na Urca, sendo esse o primeiro feito da natação rubro-negra.

Na década de 1990, a equipe de natação do clube era muito forte e o Flamengo conquistou todos os Campeonatos Cariocas de 1991 a 1998.

As piscinas do Flamengo já foram lar de lendas do esporte nacional como Maria Lenk (a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial), Fernando Scherer, Ricardo Prado, Rômulo Arantes, Rômulo Arantes Filho, Luiz Lima, Maria Lenk, Inge de Brujin e Mariana Brochado.

Em 2010, a natação do Flamengo voltou a repatriar seus atletas e fechou o maior e melhor contrato da modalidade olímpica. No dia 31 de março, o Campeão Mundial e Olímpico César Cielo passou a representar o rubro-negro.

Com a presença de Cielo, Henrique Barbosa e Nicholas Santos, que voltou à Gávea após oito anos, o Flamengo voltou a subir nos pódios do Troféu Maria Lenk e José Finkel de natação e ainda alcançou projeções internacionais.

2 comentários:

  1. NATAÇÃO, ATLETISMO, BASKET, REMO, PURRINHA E FUTEBOL. ESTE MENGÃO E D +
    QUARTA, DESPACHAMOS O GOIÁS E DEPOIS O GRÊMIO, COM A CONQUISTA DA COPA BRASIL, MAIS IMPORTANTE QUE O BRASILEIRÃO.
    ABS., DÊNIS KLEBER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dênis,
      rezo para que sejam "proféticas palavras"!
      Abs.

      Excluir