quarta-feira, 20 de abril de 2011

ÁGUA E DIVERSÃO DO OUTRO LADO DO MUNDO


Paulo Emílio de Medeiros

Bangkok - Por aqui acabaram de terminar os feriados do Ano Novo tailandês - Songkran. O ano calendário muda em 1º de janeiro, mas o ano novo tradicional é celebrado durante três dias, a partir de 13 de abril. (A data era originalmente determinada por cálculos astrológicos, relacionados a um calendário lunar, mas depois passou a ser fixa.)

Na Tailândia, nos três dias do Songkran, as pessoas tomam as ruas para jogar água umas nas outras, usando baldes, bacias de todos os tamanhos, pistolas de água, mangueiras. Quem não quiser levar água que não saia de casa; os estrangeiros, então, são alvos preferidos, tudo num clima de diversão que guarda muito da suavidade tailandesa.

Outro aspecto tradicional ainda observado são pequenas cerimônias, nas residências e em outros locais, nas quais água perfumada é derramada sobre as mãos dos mais velhos. Em muitos locais, a prefeitura organiza uma cerimônia assim, em que os mais jovens vêm expressar seu respeito e apreciação pelos mais velhos. Nos templos, as pessoas derramam água sobre imagens do Buda e sobre as mãos dos monges, sentados em fila.

A família real engaja-se também nesse ritual de todo o povo tailandês. Uma das filhas do Rei, a Princesa Sirindhorn, muito querida pela população, costuma ir à universidade onde estudou em Bangkok, para derramar água sobre as mãos de seus antigos professores.

O mundo é grande e há costumes maravilhosamente diferentes...

6 comentários:

  1. Adorei! Até tenho vontade de adotar o costume de jogar água!

    ResponderExcluir
  2. É divertido mesmo. Bangkok estava muito alegre no Songkran este ano.
    Minha mãe costumava falar no entrudo, uma espécie de precursor do nosso carnaval, onde as pessoas também se jogavam água.
    E não precisa ir tão longe: durante uns dois carnavais, quando eu ainda era bem menino (há uns dez anos... tá bom, décadas antes do fim do século XX), a gente se jogava água no carnaval. Uma bisnaga era artigo essencial pra festa.

    ResponderExcluir
  3. Achei doido foi o respeito por trás do ritual de se lavar as mãos da outra pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Isso do ritual de lavar as mãos é muito bonito, mesmo!

    Que mundão!

    ResponderExcluir
  5. Parece um povo sábio: os mais velhos sabem fazerem-se receber essas honras em vez que afugentá-las.

    ResponderExcluir
  6. Fui a um casamento em Bangkok no último fim de semana e há um ritual parecido de derramar água. Mas neste caso são os pais, tios e outras pessoas mais velhas que derramam água nas mãos dos noivos, para abençoá-los.

    Descobri fotos desse tipo de cerimônia em www.thailandbuddy.com/culture/traditional-thai-wedding.html e www.rascott.com/Wedding/A guide to a traditional thai wedding.htm

    ResponderExcluir