domingo, 15 de dezembro de 2013

EM 15/12/1963...


... Eu vivia minha primeira de incontáveis grandes emoções com o Flamengo. Meu pai, eu e mais 194.601 pessoas estávamos no Maracanã. Nós, nas cadeiras numeradas atrás do gol do Marcial quando ele defendeu uma bola levantada na área e o juiz apitou o fim do
Fla 0X0 Flu que deu o campeonato de 1963 ao Flamengo.

Cujo não ganhava o carioca desde 1955 quando eu tinha 3 anos de idade e ainda não entendia muito bem o que estava acontecendo.
(Aliás, ando pensando - sem tropeçar, por enquanto - que até hoje não entendo bem o que está acontecendo...)

Mas, o melhor desta cinquentenária comemoração foi ter, na semana passada, sentado num agradabilíssimo boteco na companhia do
Dr. Marcial de Melo Castro e escutado histórias que não cabem aqui.
Nem no espaço e muito menos na emoção.

Meus respeitos a esse cidadão que, para tristeza de muitos, largou
o futebol aos 26 anos. Não sem antes ter entrado para a história.
E que história!

12 comentários:

  1. Deve ter sido um encontro legal mesmo...

    ResponderExcluir
  2. MEU CARO CIDADÃO,
    SER FLAMENGO É VIVER AS EMOÇÕES E SER FELIZ!
    UM ABRAÇO E SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade.
      No entanto, se virarem a mesa de novo, vou torcer para arco e flecha, bocha, etc.

      Excluir
  3. Esse time até que nem era lá essas coisas todas, mas o Marcial era um puta goleiraço...do time que em 1955 sagrou-se tri-campeão, vi quase todos os jogos...os do Maraca, sem faltar nenhum...Fleitas Solich ao comando...abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.
      Minha estreia no Maracanã foi um Flamengo e Botafogo em 58.
      O Flamengo com uma linha que nunca mais esqueci:
      Joel, Henrique, Dida e Babá.
      E o Botafogo com Garrincha, Didi e sei lá mais quem mas, o suficiente pro tortinho acabar com a gente.
      E o pior é que não dava pra ter raiva do Garrincha, né não?

      Excluir
  4. Interessante que o Marcial também foi Campeão Mineiro de 1963 pelo Galo!!!

    ResponderExcluir
  5. Pelo visto teremos um novo torcedor de arco e flecha ou bocha?
    Dá-lhe Fluzão !
    Tri Campeão do Tapetão !!!
    Urubuzada vai a loucuuuura ¹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo tricolor comemora o tapetão...
      É o retrato não só do futebol mas do país!

      Excluir
    2. Também me lembro bem desse jogo : 0 X 0. Estava recém chegado a BH pro cursinho de vestibular que seria no final do janeiro seguinte. Ainda torcia "só" pro Fla naquela época. Vi o jogo, comendo sanduiche de pernil, na TV da Padaria Bosque (R. Esp. Santo c/ Tupis) e fiquei feliz!!! Ah! o Escurinho era o ponta esquerda do Flu e quase meteu um gol. E aí Tiago, sabe quem é esse Anonimo?

      Excluir
    3. Grande Luiz Celso!
      (Em que lugar do planeta você se encontra?)

      Excluir