terça-feira, 3 de maio de 2011

ROSEBUD

Em Cidadão Kane, a revelação do significado só ocorre nos momentos finais do filme quando, em seu derradeiro suspiro, o personagem Charles Foster Kane relembra dos bons tempos em que brincava na neve com "Rosebud" - seu trenó vermelho.

Orson Welles retratou, em Cidadão Kane, a vida e a decadência de William Randolph Hearst - magnata americano da comunicação. Considerado pela crítica como um dos melhores de todos os tempos, o filme quase não saiu, fruto de problemas com Hearst.
A coragem de Welles em realizar esta obra prima acabou resultando no fechamento de muitas portas no futuro, beirando ao ostracismo no fim da vida.

Detalhe: "Rosebud" traduzido significa botão de rosa e era o apelido pelo qual William Randolph Hearst chamava o clitóris de sua amante, a atriz Marion Davies.

Ou seja, mexeu num vespeiro o Orson Welles, né não?

6 comentários:

  1. Mexeu num vespeiro, mas como Aquiles entrou pra História.
    Tudo na vida trata de medir o que vc quer, o que deseja perder e pagar por isso: somado os prós e contras todo mundo tem direito de fazer o que bem entende.
    Lógico se não somar, tb.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Haja, de onde me saiu a ideia de que vc iria entrar em férias?

    ResponderExcluir
  3. Se você, que inventou, não sabe...

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, nãi tive a intenção de inventar.
    Mas sua filha confirmou de certo modo.
    Desculpa, eu de quando em quando tenho umas alucinações bravas...

    ResponderExcluir
  5. Não confirmei nada não, senhora Italiana. Tu vieste com esse papo de férias quando o Haja falou que andava enfrentando problemas para atualizar o blog.

    Eu, pelo contrário, enquanto vc disse que ele podia tirar longas férias, disse que não gostaria que fossem longas, tudo em virtude dos problemas técnicos que ele estava enfrentando!

    Cada um com suas palavras, ok?

    (e com suas alucinações, também. Afinal, somando os prós e contras ou não, todo mundo tem direito de fazer o que bem entende, não é?)

    ResponderExcluir