quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

FIGURAÇAS

Francisco César Gonçalves teve a sorte de vir ao mundo exatamente 12 (doze) anos depois de mim.

Sorte porque nós, nascidos nesse dia abençoado, costumamos ser, em português claro, fodinhas.

No caso, inegavelmente, o Chico César é anos luz mais fodão do que o locutor que vos fala.
Um tremendo poeta que, entre inúmeras outras coisas, perpetrou essa música deliciosa que o Clã Brasil toca com a competência que lhes é peculiar.

E, como só encontrei esse vídeo "pupurrí" com mais três músicas de outras figuraças, aproveitem!

Em tempo: o idioma nordestino pode ser muito complicado para nós não nativos. Assim, logo abaixo do vídeo, as letras podem ajudar a decifração.


Paraíba Meu Amor
Chico César
Paraíba, meu amor
Eu estava de saída, mas eu vou ficar
Não quero chorar
O choro da despedida
O acaso da minha vida
Um dado não abolirá
E virás bem dentro de mim
Como um São João sem fim
Queimando o sertão
E a foguerinha, lanterna de lazer
Que ilumina os festejos do meu coração

Paixão Primeira
Badu e Marcos Maia
Agora eu penso, posso compreender
O que a muito não quis decifrar
Eu já cresci e quero lhe dizer
Não com palavras, mas com meu olhar
Meu pensamento é só em você
Quando lhe vejo não sei disfarçar
Meu coração já começa a sofrer
Um sofrimento que quero aturar
Já sei que o amor é uma verdade
Que alimenta e cresce em forma de paixão
Estou morrendo de saudades
De também mexer com o seu coração
Fico procurando quando vou à rua
Penso que lhe encontro em qualquer lugar
Na minha cabeça a imagem sua
Não sai um momento, só quer lhe encontrar
Deixa eu lhe dizer, deixa eu lhe olhar
Pois meu coração precisa se acalmar

Vem Dançar um Xote
Badu
Já tem zabumba, tem triângulo e acordeon
Oh xotinho bom, oh xotinho bom
Tão agarradinha já se foi o meu batom
Oh xotinho bom, oh xotinho bom
Quero nem saber se tão olhando no salão
Oh xotinho bom, oh xotinho bom
Tem se quer orelha, já tocou meu coração
Com certeza tem namoro aqui dentro do salão
Bom é se viver, é se encontrar
Abraçar amigos, ficar a namorar
Quero te dizer, que meu coração
Tá batendo bem mais forte
Que a zabumba do baião
Vem me seduzir, vem paquerar
Vem dançar um xote, dois pra lá e dois pra cá
Vem me seduzir, se apaixonar
Vem dançar um xote, até o dia clarear

Se Tu Quiser
Xico Bizerra
Se tu quiser
eu invento um vento pra ventar o amor
uma chuva bem chovida pra chover pé de fulô
pra tu ficar cheirosa e vir dançar mais eu
se tu quiser
poemo um poema bem cheiro de rima
acendo a estrela mais bonita la de cima
faço tudo que puder pra tu ficar mais eu
se tu quiser
eu crio um sentimento pra gente se amar
descubro um jeito novo de te abraçar
te beijo com um beijo que ninguem nunca beijou
se tu quiser
basta me dizer que eu irei correndo
é só me avisar que tu tá me querendo
e o mundo vai saber o que é um grande amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário