sexta-feira, 30 de julho de 2010

A PROPÓSITO DOS COMENTÁRIOS

Esse blog vem tendo diversos comentários (menos do que eu gostaria, é claro) e vou aproveitar a oportunidade para dar um recadinho aos comentaristas anônimos.
O comentário que reproduzo a seguir foi deixado no post anterior.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "LEITURA DINÂMICA: MISTÉÉRIO...":
Não Haja, acho que não. E "haja saco" para tanta preparação pra ler tanta coisa idiota que a gente lê por aí. E haja saco para quem lê e não entende nem as ironias dos textos. Imagine vc por meio de leitura dinâmica?!
Ninguém merece ter que explicar a piada, isso sim é que eu chamo de tragédia, no mínimo.
Agora, cá entre nós, Haja, já imaginou leitura dinâmica em tela de p.c? Imagina os leitores apressado; ilário rsrsrs
Acho que vou criar um blog parodiando o seu do tipo "Haja luz" ou "Sai dessa, abra uma schol" ou "Haja saco pra quem não tem colírio e usa óculos escuro" ou "Ah! Fala sério" ou "O espírito da coisa"
Vc se incomôda?! rsrsrs
beijos,
P.S. Não preciso assinar não né? Pela linguagem que eu uso da pra sacar que é uma mulher que escreve?

Prezado Anônimo(a),
Me reservo o direito de moderar os comentários e publico todos os que considero ter um mínimo de conteúdo.
Entretanto, não entendo essa postura de anonimato. Aliás, entendo perfeitamente nos comentários que deixo de publicar. São tantas as asneiras que o melhor é mesmo não se identificar.

Back to the cold cow, continuo não entendendo o anonimato. Se vocês se dão ao trabalho de comentar, por que se esconder?
Não espero resposta a essa questão. Fica só o registro.

Quanto à criação do seu blog, não ligo a mínima e fico até lisonjeado de servir como referência. E, pode ter certeza, se você criar e me avisar, vou lá ler e assinar os comentários que porventura eu venha a fazer...

LEITURA DINÂMICA: MISTÉÉRIO...

Quem primeiro estudou esse modo peculiar de o olho passear por uma página foi o francês Louis-Émile Javal (1839-1907). Diretor do Laboratório de Oftalmologia da Universidade de Sorbonne, em Paris, no final do século passado, ele criou um método de leitura rápida, aperfeiçoado nos anos 60 pela professora primária americana Evelyn Wood (1927-1979). No Brasil, a técnica chegou em 1968. O deputado federal Dail de Oliveira quis torná-la obrigatória nas universidades. O projeto não passou.

Desde garoto ouço falar nas maravilhas da leitura dinâmica e aí eu te pergunto, apressado leitor:
Você fez curso de leitura dinâmica?
Você conhece alguém que fez?
Você já viu alguém ler alisando as páginas?
(Cartas para a redação).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

"IT'S ONLY A THIMBLEFUL OF A VOICE…”

Julie London (1926/2000) começou a carreira como atriz, fez vários filmes, seriados em TV, mas é mais lembrada como cantora. Em suas próprias palavras, “É só um tiquinho de voz e eu tenho que usá-lo perto do microfone.”
Mas soava sexy. E como!

Bobby Troup (1918/1999), músico e ator, seus maiores sucessos foram as músicas “Daddy” e “Route 66”, além do papel de Dr. Joe Early no seriado Emergency na década de 70 onde contracenava com a enfermeira Dixie McCall interpretada pela Julie London com quem se casara em 1960.

Esse vídeo é de uma apresentação no Japão com o Bobby Troup Quintet.
Deleitem-se.

terça-feira, 27 de julho de 2010

FILHA DO MEIO

“Quero a filha do meio, pois ela é mais doce
Que a do canto, a da ponta ou as filhas do bairro,
Sei que sua colméia tem mel bem curtido
E serei adoçado por suas virtudes...
Ela surge do meio trazendo a quentura
De quem sempre guardou no silêncio sagaz,
Faz segredo que faz a melhor guloseima
Que uma gula de afeto consegue ansiar...
É da filha do meio que suplico a mão,
Porque sei que vem cheia de ardentes surpresas,
Transbordando carências, paixões defumadas...
Deixo amadas por outros as outras que o mundo
Encontrou mais expostas aos olhos comuns;
Meu olhar viu mais fundo e só quero a do meio...”
(Demétrio Pereira Sena)

Frasista oportuna, mas distraída, só se dava conta do brilho de suas tiradas quando alguém, no meio da conversa, acusava o golpe:
- Genial, essa!
- Ó, minino, não é que é mesmo?

Mel bem curtido, fazendo segredos, transbordando carências e paixões, exercia sua proverbial autossuficiência cuja nunca conseguiu esconder sua condição de filha do meio: “Quem não é não sabe; quem é prefere não comentar.”
Essa posição permitia, também, um confortável afastamento das chatices sociais e familiares. Todos se acostumaram à sua natural distância e às suas muitas manias que eram respeitadas como dogmas. Inteligente, fazia do silêncio o grito da sua rebeldia.

Foi então que surgiu o imprevisto, no mínimo, para justificar a historinha.
O cidadão já havia passado pelo seu passado e, sem mais nem menos, “voltou como se não tivesse ido” (mais uma de suas ótimas tiradas).
Solteira convicta, bem sucedida, não tinha a menor intenção de mudar nada do seu cuidadoso esquema de vida cultivado durante anos de determinação e objetivos alcançados.
Mas, como diria um famoso jogador de futebol, a coisa foi fondo, foi fondo e foi! Antes que se dessem conta, já ajustavam as velas e começavam a aproveitar os bons ventos navegando, inesperadamente calmos, pelas águas da convivência. Convivência essa, cuidadosamente controlada uma vez que “navegar é preciso, viver não é preciso”.

E hoje, situação singular, toma sustinho quando se pilha pensando no plural...

domingo, 25 de julho de 2010

ISSO É RIDÍCULO!


Já desisti de fórmula 1 há muito tempo. Meu ídolo era Emerson Fittipaldi que me proporcionou grande emoção ao ser campeão em Monza/72 (Eu estava lá!).
Depois, Nelson Piquet.
Para ira de 99% dos aficcionados, nunca me empolguei com o Senna.

Aí veio o Schumaccher, a tecnologia, os pilotos viraram máquinas complementando outras máquinas e, pra mim, acabou a graça da coisa.

Mas essa de hoje, cuja só soube por notícias, serviu para me provar o acerto de não mais sacrificar nenhum minuto de sono para acompanhar esse festival de bobagens e mutretas.
Bom o comentário do Rubinho: "É tudo aquilo que já conheço."

Em tempo, o título é do Ig.
E foi o melhor que achei sobre esse assuntinho tão bobo.

sábado, 24 de julho de 2010

A GENTE ACOSTUMA...

... Mas não acostuma!

Como sabem os milhares e milhares de leitores deste blog, não sou muito chegado à intimidades. Entretanto, alguns, que têm a pachorra de me aturar, conheceram essa criaturinha fantástica que morreu há exatos três anos.

Então, fica o saudoso registro da minha irmã que, aos 42 anos foi levada por um danado de um câncer, deixando, por aqui, um monte de órfãos.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DEDO-DURO FECHA BINGOS



Um apostador que perdeu R$ 800 decidiu denunciar a existência de dois bingos no bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, na noite desta quinta-feira (22). As casas de jogos foram fechadas pela polícia e 21 máquinas caça-níqueis, apreendidas.

Além de azarado, escroto.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PRIMEIRO CASAMENTO GAY NA ARGENTINA

Dois homens que vivem juntos há nove anos em Rosário, na Argentina, serão o primeiro casal homossexual a oficializar o casamento, depois que uma lei autorizou o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. Martín Peretti Scioli e Oscar Marvich se casarão no dia 11 de agosto, no Registro Civil do Distrito Sul de Rosário.

Segundo um maldoso e-mail que já circula por aí, o lado positivo da recente aprovação da união de pessoas do mesmo sexo na Argentina é: desses casamentos não nascerão mais argentinos... Palavras da Salvação!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CARTA À PEUGEOT

(Enviada, por e-mail, em 25/3/2009)

Prezados Senhores,
sou proprietário de um Peugeot Passion SW 1998.
Estou escrevendo para relatar um fato que, acredito, deve ser motivo de orgulho para essa fábrica. Comprei o veículo em 2003 com 39.000 km rodados.
Ele está hoje com mais de 147.000 km e, nesses seis anos, a única despesa que tive foi com gasolina e troca de óleo (o mais barato, por favor) a cada 5 ou 6 ou 7.000 km rodados.
Hoje o pobrezinho anda guinchando por falta de amortecedores, pneus carecas, cheio de amassados (lembranças afetuosas da ex...), o disco de freio traseiro direito acabou, o freio de mão é só uma peça decorativa, a alavanca de câmbio deteriorou, etc, etc.
Entretanto, nunca - repito - nunca tive nenhum problema com essa brava máquina que sempre respondeu quando solicitada.
Como mais cedo ou mais tarde uma blitz da vida vai me tomar o precioso veículo (três anos sem pagar IPVA, além do mais), relato a vocês essa história sugerindo que incorporem o valente ao (se é que existe) museu da Peugeot.
Parabéns e torço para que vocês continuem assim.
Atenciosamente,
Tiago Cruz.

Claro que recebi uma resposta automática e padronizada, claro que desde então recebo spams da Peugeot semanalmente e claro que o veículo foi, no mês passado, finalmente rebocado pelos bravos mantenedores da lei.
O que me devolveu ao agradável convívio com os motoristas de táxi.
Pra variar, vida que segue...

terça-feira, 20 de julho de 2010

BABAMARKETING RUSSO

20/07/2010 09h38
PARA ATRAIR TURISTAS,
BURRO SALTA DE PARAQUEDAS NA RÚSSIA
Animal participou de ação de marketing em praia. Empresários patrocinaram voo do animal no sul do país.
Do G1, em São Paulo
Os banhistas da praia de Golubitskaya, no sul da Rússia, foram surpreendidos com o salto de paraquedas de um burro no começo deste mês.

O animal foi lançado no céu da região com o patrocínio de um grupo de empresários da localidade do Mar de Azov. Eles queriam atrair mais turistas para a praia.

Isso, em babamarketing, é chamado de "adequação ao público alvo" ou qualquer outra idiotice no gênero...
(Diz que o burro está com soluços. Mas, no geral, passa bem.)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

THE TRAVELING WILBURYS

Velho, chato, saudosista, podem dizer o que quiserem. Pra mim não existe, hoje, nenhum grupo de rock que mereça muita atenção.
Talvez o último tenha sido esse, formado por George Harrison, Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne (turminha fraca...). Meio por acaso ou por causa do George Harrison, como vocês podem ver no texto abaixo, cujo não me atrevo a traduzir.
Estavam fazendo turnê e o Roy Orbison cometeu a falta de educação de morrer.
Aí acabou. Muita sacanagem...

1988-1990
… Once the idea of a full, collaborative album was in front of us, George took over. The five frontmen (Harrison, Lynne, Petty, Dylan, and Orbison) decided not to use their own names. George and Jeff had been calling studio equipment (limiters, equalizers) "wilburys." So first they named their fivesome The Trembling Wilburys. Jeff suggested "Traveling" instead. Everyone agreed.

The group was born: five guys with star stature in their own rights, but it was George who created this Wilbury environment where five stars could enjoy an ego-free collaboration. Everybody sang, everybody wrote, everybody produced - and had great fun doing so.

You can hear George's humility and good nature reflected in the Wilburys and their music. To my thinking, this was a perfect collaboration. All five were good friends who admired and respected one another. Roy Orbison was somebody they all idolized. Of course, they revered Bob Dylan too. But Bob was closer to being their contemporary, so it was Roy who gave the project that special glow from rock 'n' roll's early formative years.
Mo Ostin



domingo, 18 de julho de 2010

COMO É MESMO?

Olha só a distribuição da arrecadação das principais loterias do nosso grande cassino administrado pela CEF:
As perguntas são:
> De onde saem os 4,5% da Secretaria Nacional de Esportes?
> Como é que fecha essa conta de 104,5%?

(Cartas para a redação).


Mega Sena, Dupla Sena,
Quina, Lotofácil, Lotomania

sexta-feira, 16 de julho de 2010

CARTOONS (e cartunistas) INESQUECÍVEIS – 10

Joaquín Salvador Lavado (1932 - ) o Quino, é muito mais do que a Mafalda.
(E olha que a Mafalda tem até estátua em Buenos Aires.)

Abaixo, um tanto da genialidade do cidadão. Mais contemporâneo é difícil...
(Se quiser ver melhor é só clicar na imagem)



quinta-feira, 15 de julho de 2010

QUÊ QUE EU TÔ FAZENDO NESSE DISCO?

A logo da Copa 2014 foi escolhida por uma comissão de “notáveis”: o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.

Tirando o Hans Donner (que deve ter feito a si mesmo a pergunta-título deste post), para a tarefa proposta, os outros são, no mínimo, brincadeira de mau gosto.

De qualquer maneira, achei a escolha correta porque representa com perfeição o que vai acontecer: neguinho metendo a mão de todas as formas e o torcedor escondendo a cara de tanta vergonha.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

É MUITA FALTA DE ASSUNTO OU...

... Sou eu que estou de marcação?
Olha só as principais manchetes, agorinha, no G1:

Lula e Mantega dizem que Brasil pode crescer até 7% em 2010

Diferenças entre famílias revelam desigualdade

Teste detecta cocaína em urina de cães

Modelo corre risco após aplicar silicone

Senado argentino debate casamento gay

São Paulo tem tarde mais fria do ano

Preso ladrão gago que anunciava assaltos mostrando bilhete

Ministro do TSE nega pedido de multa a Dilma por campanha antecipada

Lou Reed cancela vinda para a Flip

Atriz que exibiu seio não sofreu dano psíquico

Robinho não vai jogar clássico com Palmeiras

De todas, a única que presta é a do ladrão gago, né não?

segunda-feira, 12 de julho de 2010

MULTIMÍDIA QUE SOMOS...

Montamos a HAJA LOJA virtual onde vocês podem encontrar de tudo um pouco - livros, posters, quadros, objetos, brindes e, breve, muito mais.

Dá uma olhada lá. É só clicar nesse discreto selo aí ao lado.

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

domingo, 11 de julho de 2010

FECHAM-SE AS CORTINAS

Além do show absoluto de imagens - 32 câmeras por jogo, supercâmera lenta e outras mudernidades - a Copa 2010 mostrou algumas grandes diferenças em relação à anterior.
Começando pelo comportamento dos jogadores. A grande maioria demonstrando genuíno orgulho, vontade de jogar e de vencer. Por incrível que pareça, em 2006 várias vezes esses sentimentos não só não apareceram como em algumas ocasiões apareceram descaradamente ao contrário.

Além disso, tivemos também inacreditáveis (para quem está acostumado com o futebol tupiniquim) situações de cavalheirismo e civilidade não só entre os jogadores como também nas atitudes dos técnicos. Exceções que confirmam a regra, Dunga saindo batido sem cumprimentar os jogadores e adversários após a derrota para a Holanda e a anta do Domenech evitando cumprimentar o Parreira. Tanto do Dunga, pelo seu comportamento constante, quanto do Domenech, um técnico que convoca pelo horóscopo, não poderíamos mesmo esperar grandes coisas.

De bom também fica a sensação que a tecnologia vai, cada vez mais, fazer parte do jogo. Não só em relação às transmissões (para 2014 já estão prometendo mais avanços em 3D) como, principalmente, em relação à arbitragem.
Aparte irresistível: um dos melhores “Felipe Melo Facts” diz que quinze pessoas se machucaram assistindo ele jogar em 3D.
Back to the cold cow, o argumento da FIFA (defendido, é claro, pelo Ricardo Teixeira) de que aumenta o tempo de jogo, gera grandes paralisações, etc, não procede. Basta apurar o tempo gasto com reclamações, empurrões, pressões no juiz e tudo mais que cerca qualquer falta mais próxima da área. Uma rápida consulta ao replay ajuda o juiz, resolve a coisa e... Segue o jogo!

Falando nisso, o Roberto Rosetti, juiz de Argentina X México, perdeu a oportunidade de entrar para a história. O telão do estádio repetiu a jogada do gol em impedimento do Tevez e ele poderia ter voltado atrás invalidando o lance, montando um melê danado e criando jurisprudência. (Alô advogados, o argumento procede?) Em vez disso, ele enfiou o galho dentro e se aposentou despontando para o anonimato quando podia ter sido o precursor de uma nova era.

No campeonato de marcas, a Adidas deitou e rolou. Além de ser a dona da jabulani, entre os oito finalistas colocou a Argentina, Paraguai, Alemanha e a campeã Espanha. A Puma teve Gana e Uruguai e a Nike, Brasil e Holanda.

Nas transmissões, como não tenho saco pras tv's abertas, fiquei entre SPORTV e ESPN. Por pouco tempo. A SPORTV com Milton Leite, Noriega, Marcelo Barreto, Lédio Carmona e vários outros, deu um banho. Enquanto a provinciana ESPN, com Tr(argh)jano, Juca-senil-Kfoury e outros bobinhos, passou a Copa se auto-elogiando, sempre atrasada, reclamando de tudo e mostrando que pra ser ruim, ainda vai ter que melhorar muito.

Vida que segue: 3a. feira, ao vivo, Coritiba X Bragantino pela série B do campeonato brasileiro. UAU!!!

HOLANDA 0-0 X 0-1 ESPANHA

Tá certo que é jogo final, mas o pau come, um monte de faltas, De Jong entra com o pé no peito do Alonso, ganha um lucrativo cartão amarelo, e eu fico achando que a tal civilidade, reinante até então nessa Copa, está indo pro saco. Minutos depois, Heitinga devolve uma bola ao chão para a Espanha. Só que quase que ela entra - Casillas faz cara feia e espalma para escanteio. O jogador da Holanda cobra rasteiro entregando ao goleiro. Recupero minhas crenças.

Fim do primeiro tempo. Me arrisco à fúria dos puristas e dos xenófobos: por tudo o que fez até agora, acho que a Espanha, em tempos de exacerbado preparo físico, é a versão moderna do Brasil de 70. Já disse antes que eles trocam passes igual time de basquete. Sempre certos e sempre dando a sensação que alguma conclusão mortal vai acontecer. Igual Gérson, Clodoaldo, Rivelino, Tostão etc, armando pra Pelé e Jairzinho.
(Para amenizar as reações iradas: Claaaro que não estou comparando valores individuais. Estou falando de estilo de jogo.)

Van Persie, quando crescer, quer ser igual ao Cristiano Ronaldo. (Vaidosaa...)
Tomara que o Julio César, em 2014, seja igual ao Casillas.

Prorrogação, a Holanda mortinha (cadê o Sneijder?) implora pelos pênaltis.
Iniesta faz justiça e pode até ser eleito o melhor da Copa. Mas, pra mim, o Xavi, com essa cara de balconista de loja de tinta, deveria, no mínimo, dividir o prêmio.

Espanha Campeã! Mais do que merecido.

Holanda tri-vice (parece o Vasco), mostra que, apesar da pancadria aplicada em campo, ainda é um pouco civilizada e faz corredor para cumprimentar os jogadores da Espanha.

Atualização:
Forlan foi eleito o melhor jogador da Copa. Bom também.

sábado, 10 de julho de 2010

URUGUAI 2 X 3 ALEMANHA

Interessante situação. Os times que disputam o terceiro lugar perderam a chance de estar na final. Então, o natural (para nós, brasileiros que achamos que segundo é último) é que estejam deprê, fazendo o jogo por obrigação. Entretanto, o Uruguai chega babando pela vitória - que significa superação - e a Alemanha, acostumada à finais, chega chateada mas, além de trazer o time mais jovem desde 1934, cheio de miscigenações, cinco jogadores fora por contusão pouco antes de começar a Copa e o suicídio do goleiro titular, com tudo pra levar o bronze.

Torcida quando faz “ôla” é porque o jogo tá chato. E tome de “ôla” até o gol da Alemanha aos 20 do primeiro tempo: Chuváinstáinguer solta um foguete, o goleiro dá rebote e o Müller faz. Daí, morninho de novo até o mesmo Chuváinstáinguer falhar e o Uruguai empatar.

Golaço de Forlan lembrando, de longe, o estilo Bebeto bater nas bolas cruzadas.
E o goleirinho do Uruguai caçando borboleta, hein? Empate da Alemanha.
Gol bobo mas merecido. Alemanha 3 a 2.

Chuváinstáinguer é o 16º da minha lista de jogadores elegantes.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

SEI QUE NÃO DEVIA, MAS TORÇO PARA A ESPANHA

Para Portugal, a Espanha campeã do mundo é o mesmo que a Argentina para nós. Haja paciência! Minha lusitana ascendência deveria apontar para uma preferência nórdica, no mínimo, para deixar os chatos mais à distância.

Mas, não há como negar. Apesar da espetacular campanha holandesa - invicta desde as eliminatórias, a Espanha joga hoje um futebol de dar inveja a qualquer tradicional país frequentador de finais.
Assim, confortavelmente instalado no muro, declaro minha torcida pela Espanha sem ficar chateado com a possível vitória holandesa.

É uma final da melhor qualidade. E tomara que acabe 2 a 2 com prorrogação e gol decisivo no último minuto. Os dois times merecem um grande espetáculo. E o futebol agradece. PÉÉINN! (Alarme de lugar comum).

Porque, com certeza, o nível do futebol campeão do mundo pode influenciar o resto. Então, com sorte, teremos mais países praticando um jogo menos murrinha do que temos visto nos últimos anos.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENQUANTO ISSO, NA VIDA REAL...

O goleiro Bruno está preso acusado de seqüestro da amante - mãe de um filho dele.
Espero que ele seja culpado e, antes que vocês cheguem a conclusões apressadas, explico.
Se ele é inocente, está, em português claro, fudido. A tal da opinião pública e a mídia já condenaram o cidadão. Ainda mais sendo jogador do Flamengo.
Se ele é culpado, que pague pelo crime. E, como todos sabemos, vai pagar caro e sair livre leve e solto em pouco tempo. Mas a carreira acabou. De qualquer jeito, ele está condenado. Então, que seja com razão.

Pra mim a triste questão é o ponto em que chegamos. Estamos falando de um carinha de 25 anos de idade com toda a manjada história relâmpago do anonimato para a celebridade.
Coisas do futebol. Coisas de quem é gado. Gado tangido por espertos que ganham fortunas à custa desses despreparados seres humanos (?) que explodem, riscam os céus e desaparecem nos álbuns de figurinhas esquecidos na gaveta. Em todos os casos o final é sempre triste.
Mas, seqüestro, possível assassinato e sabe-se lá o que mais, combina com o ambiente atual dos jogadores brasileiros? Infelizmente, parece que sim. E, mais infelizmente ainda, considerando o que temos visto, não é grande surpresa.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

PENSANDO BEM...

Acho que o Brasil saiu na hora certa. Depois de assistir Espanha X Alemanha, já pensou no tamanho do vexame se estivéssemos na final?
Tá certo que se o time tivesse chegado é porque teria se encontrado, crescido na competição e todos os clichês de sempre.
Mas, vamos e venhamos. Por mais que tivesse “crescido”, diga aí, ilustre conhecedor do esporte: você acredita que nossas apagadas superestrelas seriam páreo para a Espanha ou mesmo para a Alemanha? Eu, não.
E já pensou o Dunga-Pomba Gira metido naquele ridículo casaco de pequeno príncipe dando ataques histéricos na beira do campo?
É ruim...

obs.: E o incorrigível otimista que vos fala, acreditava. Vide "O Caminho da Espanha" no dia 29 de junho.

ALEMANHA 0 X 1 ESPANHA

É surpreendente, num jogo semi-final, que a primeira falta aconteça aos 27 minutos do primeiro tempo. E depois dessa, só mais três. Dunga, se estava assistindo, deve estar revoltado até agora.

A Espanha aprendeu a lição do Paraguai e plantou-se no campo da Alemanha. Chuváinstáinguer tratou de marcar e ficou difícil de armar. A Espanha, como sempre, trocou passes como se fosse um time de basquete e bombardeou com vontade. A Alemanha não achou o contra ataque e só chegou uma ou duas vezes.

Outro dia escutei de um comentarista, em aguda síndrome de falta de assunto, o seguinte delírio: a Copa deveria ser disputada por clubes de cada país porque aí o futebol seria melhor, as equipes estariam mais entrosadas e blfghrgssfghh.
Basta o primeiro tempo de Alemanha e Espanha para implodir as idéias do delirante. Tem hora que parece vídeo-game de tão certinho que eles trocam passes, se arrumam no campo etc.

Tal e qual Rondinelli contra o Vasco num escanteio batido pelo Zico, Puyol coloca a Espanha na final. Mais do que merecido. A Espanha deu outra aula de futebol. E a Alemanha valorizou cada segundo dessa final antecipada. Um jogaço.

terça-feira, 6 de julho de 2010

HOLANDA 3 X 2 URUGUAI

Mais uma vez a jabulani diz a que veio.
Dois tirambaços do meio da rua definem o empate do primeiro tempo. O que ela muda de trajetória é uma grandeza.
Diz que a NASA (que deve estar numa tremenda falta do que fazer) analisou o “esférico” e chegou à conclusão que depois dos 80 km por hora, a jabu parece que adquire vontade própria. Quer dizer, vai pra qualquer lado e o goleiro que reze pra Buda.

Segundo tempo, Sneijder acha outro gol fantasma. Chuta, a bola roça em um ou dois, passa por todo mundo e entra batendo na trave. Quinto gol do competente cagãozinho...

Robben fecha a conta? Quase. O Uruguai marca nos descontos, dá um sacolejo, mas fica por isso mesmo.

Invicta a vinte e tantos jogos, merecidamente, Holanda na final.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

HEIN?


Equador apreende submarino construído por traficantes
Embarcação estava em região de mata próximo à fronteira com a Colômbia. Ela poderia transportar toneladas de cocaína, segundo as autoridades.


Submarino na mata parecendo uma baleia encalhada? Transportando toneladas de cocaína?
Tá meio demais, né não?

sábado, 3 de julho de 2010

A FÚRIA É FRIA E CALCULISTA

Tal como Paul Newman e Robert Redford, eternamente perseguidos em “Butch Cassidy”, a Espanha deve ter passado todo o primeiro tempo perguntando “Quem são esses caras?” em relação ao time do Paraguai.
Pra variar, TODOS os comentaristas, analistas et caterva, do alto da sua empáfia, garantiam que o Paraguai viria retrancado contra a Fúria. E, pra variar, não foi nada disso. O Paraguai partiu pra cima, marcou no campo de ataque e quase desmontou a Espanha.

Pênalti para o Paraguai.
Casillas pegou.
Um minuto depois, pênalti para a Espanha.
Villar pegou.
Falta o quê nessa Copa?

Vicente Del Bosque, técnico da Espanha que, em vez de ficar dando fricote na beira do campo, observa e age, tira Xabi Alonso - um dos melhores jogadores dessa Copa - e põe Pedro pra jogar. Aos 35 do segundo tempo ele recebe de Iniesta, chuta na trave e no rebote, David Villa marca seu quinto gol no campeonato.

Alemanha X Espanha é final antecipada.

obs.: mal educados, os "convidados" esculhambaram a "Copa América". Restou o Uruguai. Você acredita? Eu, não. Se bem que, a esta altura do campeonato, se alguém me perguntar se vai nevar amanhã em BH a resposta é "Sei não...".

TÔ INDO BEM

Apostei na Alemanha contra a Argentina. Tá certo que nunca imaginaria esse chocolate (nem eu nem o “polvo vidente”...), mas acertei.

Apostei que Gana não passaria pelo Uruguai. Tá certo que nunca nesse jogo inimaginável, mas acertei.

Obs 1: É bem tupiniquim dizer que o Mick Jagger é pé frio. Até agora, o saltitante sexagenário é, sim, um tremendo pé quente pra Alemanha.

Obs 2: E o Klose, hein?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

DRAMALHÃO MEXICANO. QUER DIZER, URUGUAIO.

Disse bem o Milton Leite: nem o mais cruel roteirista escreveria um drama desses.
Bom pro Uruguai. Mortinho desde a metade do segundo tempo, está na semi-final.

(E o Loco Abreu hein, botafoguenses? Bater um pênalti assim numa hora dessas... É Doidaço Abreu!)

ADMIRÁVEL AGILIDADE...

... da Brahma e do Visa.
Já entraram no ar vetêzinhos chorosos e nojentamente piegas conclamando todos a amar o Brasil-sil-sil em 2014.
Só perderam para o Extra que, já na terça-feira, antecipou o chororô.

(Pra quem não viu, a Folha de S.Paulo depois de Brasil X Chile publicou errado um anúncio do Extra lamentando a desclassificação. Diz que o Abílio Diniz ficou muito puto, etc.)

E agora? Vão republicar?

DO INFERNO AO CÉU E DE VOLTA AO INFERNO

Não só o Felipe Melo que foi execrado durante meses a fio e, com a cara de pau que é peculiar a TODOS os comentaristas, analistas et caterva, virou craque nos últimos dias, a seleção voltou ao inferno.

Vou insistir: TODOS os comentaristas execraram a seleção durante mais de ano. Depois de três vitórias e um empate, começaram a descobrir incríveis valores em todos os jogadores (vi gente falando bem até do Kleberson!) e o Dunga virou “estrategista”.

Agora (duas da tarde de 2 de julho), TODOS estão, com a cara mais lavada, dizendo “Eu não disse?”.
Cambada de parasitas do futebol!

Obs.: Tô nem aí. Gosto de futebol, daqui a pouco vou assistir Uruguai X Gana e, principalmente amanhã, Alemanha X Argentina.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A COPA É UMA DROGA,

a FIFA é sua traficante mais poderosa e a mídia se encarrega da distribuição.

Se não, vejamos: de cara, uma overdose para te deixar chapadão - 48 jogos em 15 dias.
Depois de instalado o vício, mais 8 jogos em 4 dias, aumentando a ansiedade pelo consumo. Aí, estratégia manjadíssima, te sonegam a coisa durante intermináveis 2 dias durante os quais você fica meio zumbizando, imaginando jogadas, escalações e dizendo pra si mesmo que isso é bobagem, você larga quando quiser, etc, etc.
Triste engano. Você já dançou.
Já não importa se o Zé das Couves vai jogar, se o Brasil vai passar de fase ou se você vai acertar a aposta com o porteiro. Só importa que você precisa de jogo!

Quando acabar, vencendo ou não, você vai achar o campeonato brasileiro uma bosta, vai achar que os times são ridículos, os estádios são decrépitos, a torcida é feia pra cacete, os jogos estão sempre vazios e sem emoção e que bom mesmo é o curling.
Errou de novo.
Em uma semana você já vai se pilhar acompanhando Ceará X Corinthians valendo a liderança desse campeonatinho que... Quer saber? Até que está ficando bom!